A mecânica automotiva tem como objetivo principal a manutenção dos sistemas dos veículos. A preventiva serve para manter o carro em sua máxima qualidade, com as revisões mecânicas, conferência do sistema de freios e fluidos, análise dos pneus e do alinhamento e balanceamento do veículo. A corretiva é quando algum sinistro ocorre e a correção é necessária, com troca de peças e regulagem dos sistemas. A mecânica atinge diretamente a segurança do veículo e usuários, também afeta diretamente a vida útil do veículo.

Revisão completa é um processo preventivo que aumenta a vida útil do veículo em sua potência máxima, analisando os itens que possuem desgaste com o uso, efetuando a troca quando necessário, sempre baseando-se com a medição técnica, utilizando equipamentos específicos para cada análise.

Suspensão – A suspensão é o sistema que estabiliza os impactos do carro com o solo, é o conjunto de peças que mantém o veículo em contato com o chão, por isso a segurança de uso do veículo está diretamente relacionada a correta conservação destas peças. A Prime vistoria cada peça para que você possa ter a garantia da conformidade e segurança do seu carro.

Sistema de freios – São diversos itens que trabalham em conjunto para desacelerar o carro ou para-lo totalmente. Os dois itens de desgaste por uso são a “pastilha de freio” e “disco de freio” que devem ser revisados a cada 10.000 quilometro juntamente com a revisão periódica. Este item é considerado de segurança, ou seja, sempre que efetuar uma manutenção preventiva deve ser analisado.

Alinhamento e Balanceamento – O alinhamento é o ajuste do ângulo das rodas em paralelo ao eixo, conforme as especificações do fabricante. Já o balanceamento ajusta as rodas de modo que não vibrem conforme efetuem o giro para os lados.

Troca de óleo e filtros – A troca do óleo de motor do seu veículo é essencial para prolongar a vida útil dos componentes do motor, outra função é o resfriamento do motor, contendo o superaquecimento, garantindo os gastos imprevistos. A falta da lubrificação pode parar o motor. Já os filtros tem a função de reter as impurezas geradas pelo atrito entre as peças do motor, sem os filtros as partículas passam para o motor e prejudicam sua funcionalidade, afetando os pistões, anéis, válvulas e outros componentes. Cada modelo de veículo tem suas especificação própria de óleo e dos filtros, com os prazos, em anos ou meses, ou quilômetros rodados para troca. Geralmente o recomendado é a troca a cada 10 mil quilômetros rodados ou um ano.